sábado, 24 de novembro de 2012

Pensando em comércio eletrônico

Estamos chegando cada vez mais perto do Natal e eu lhe pergunto: onde você pretende comprar os presentes de seu pai, mãe, irmãos,, esposa, marido, filhos e/ou sobrinhos? Muitos ainda correm para comprá-los nos grandes centros comerciais, porém muitos outros já preferem evitar as grandes filas e aproveitar os benefícios conseguidos por meio do famoso comércio eletrônico.

Alguns até podem pensar, mas será que há realmente tantas vendas sendo feitas online assim? Vale a pena pensar hoje em um sistema de shopping online? E a resposta é um grande sim, basta você analisar o comportamento de compras de seus amigos e parentes.

Eu, por exemplo, gosto de olhar os preços dos produtos tanto locais quanto online, mas muitas vezes acabo por comprar pela Internet, ao levar em consideração a relação custo x benefício, pois apesar de que alguns produtos possuem os mesmos preços tanto em lojas locais quanto virtuais (como livros, por exemplo), muitos possuem uma grande diferença, como ocorre com os preços de eletrônicos e eletrodomésticos em geral.

Talvez você já esteja convencido da importância do e-commerce, mas esteja a se perguntar se essa é realmente uma boa oportunidade para você. Bem, você nunca saberá se não tentar, não é mesmo? E há várias formas de entrar no comércio eletrônico, algumas requisitando investimentos mais altos, outras com baixos investimentos, porém requerendo maior dedicação por parte do empreendedor.

Uma alternativa é, por exemplo, ser um afiliado de grandes lojas virtuais. As lojas virtuais de grande porte geralmente oferecem programas de afiliados, pois sabem que esta é uma ótima forma de reduzir custos com marketing. Por outro lado, se você tiver boas habilidades em divulgação, e talvez negociação, poderá ser esta uma oportunidade e tanto para você - já vi casos de empreendedores ganhando um "extra" de R$ 1.500,00 somente com um programa de afiliados. Se somarmos todas as opções de renda, podemos ter um bom ganho, não?

Outra alternativa é ter o seu próprio sistema de compras online e vender seus próprios produtos ou de terceiros por meio deles. A estratégia aqui então vai depender do tipo de produto que você pretende vender e condições impostas quanto à divulgação no caso de venda de produtos de terceiros. Essa alternativa pode demandar um investimento maior, porém pode representar uma fonte de lucros tão boa ou até melhor que a anterior.

E então, amigo, pensando em comércio eletrônico? O que lhe falta para dar uma chance ao e-commerce?

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fatos sobre educação financeira

Educação financeira pode mudar a sua vida, mas não enquanto você não buscar aprender do que se trata. Educação financeira trata-se da reunião de conhecimentos e experiências sobre gestão do dinheiro. Sendo assim, tal educação visa ajudá-lo a melhor cuidar do seu dinheiro.

Algo que se sugere a qualquer pessoa que deseje desenvolver sua educação financeira é começar por pequenos experimentos em sua vida, testando conhecimentos adquiridos sobre como gerir suas finanças. Aprendeu que deve reduzir ao máximo todo tipo de desperdício? Ótimo, que tal por isso em prática, revisar suas contas de água, eletricidade e telefone e refletir sobre como pode reduzi-las? Leu sobre a importância de poupar uma parte de seu salário? Que tal colocar 5% ou 10% dele em uma caderneta de poupança agora mesmo?

Tais dicas muitas vezes podem parecer banais, porém com o tempo você notará que juntas podem provocar uma mudança substancial na vida de suas famílias, não somente mudando como elas agem mas também criando novas oportunidades propiciadas pelas novas reservas financeiras formadas.

Esse tema é tão importante que até mesmo empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer cursos e apoio didático sobre o assunto para seus empregados. Com isso, percebem que as vidas financeiras dos mesmos tornam-se melhores e até mesmo a produtividade dentro da empresa é aumentada. Quem diria que a educação poderia conduzir a tantos progressos não é mesmo? (Serve como indireta para que nossos governantes invistam mais em nossa educação, em todos os sentidos)

Você aprenderá que a educação financeira fundamenta-se na organização e planejamento do uso do dinheiro e aí compreende também, claro, o consumo. O consumo de produtos e serviços de forma desorganizada pode levar facilmente uma pessoa a problemas financeiros graves, mas em contrapartida a partir do momento em que essa pessoa passa a organizar-se e planejar o uso de seus recursos financeiros nota-se que a mesma pode reverter a situação de forma positiva. O uso consciente do dinheiro é a melhor forma de prosperar!

Assim, é importante o uso de ferramentas como o orçamento doméstico, fluxo de caixa e outros instrumentos de controle e projeção para melhor planejar o uso de seus recursos. Se o uso de todos os recursos disponíveis for bem calculado, pode ser a diferença entre usar o cartão de crédito de forma a economizar ou usá-lo e acabar formando uma montanha de dívidas!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dicas para ganhar dinheiro no eBay


O eBay é uma das maiores lojas virtuais presentes atualmente, rivalizando somente com a Amazon em termos de comércio internacional. E como ambas as lojas virtuais possuem programas de afiliados e de vendedores que podem ser usados por quase todas as pessoas, acabam-se criando incríveis oportunidades de negócios!

Se você está interessado em tornar-se um vendedor eBay de sucesso, você precisa lembrar-se que não basta criar uma conta e inserir lá seus produtos. Você precisa então aprender o básico sobre como obter os melhores resultados possíveis do eBay. Vender no eBay é uma ótima maneira de ganhar dinheiro, seja este somente uma renda extra, seja sua própria renda principal, e você possui meios para alcançar o sucesso nisso.

Entretanto,  descobrir sozinho como melhor proceder em seus negócios no eBay pode tomar muito tempo, esforço e recursos financeiros, e é por isso que iremos agora comentar algumas das dicas mais conhecidas, tal que você tenha um ponto de partida mais avantajado.

Todo vendedor eBay paga uma taxa para listar seus itens naquele website. Sendo assim, você pagará duas taxas separadas: uma pela listagem ou inserção e a outra quando o produto é vendido. Quanto à taxa final, quando o produto é vendido, você pagará um percentual sobre o preço daquele item. Já a taxa de inserção ou listagem é um pouco diferente, cobrando um valor fixo (em vez de um percentual) dependendo do valor do produto. Quanto maior o preço do produto à venda, maior a taxa de listagem.

Embora vendedores eBay devam pagar as taxas mencionadas acima, não é muito difícil analisar e escolher o preço correto tal que possa maximizar seus lucros e ao mesmo tempo minimizar as despesas com taxas. Uma dica bastante óbvia porém que muitos esquecem é observar os valores limites para cada faixa de taxa e então escolher o melhor valor para o seu produto dentro daquela faixa, conseguindo assim o maior preço possível pagando aquela mesma taxa.

Outro ponto importante quando vendendo produtos no eBay é quanto a como você anuncia seus produtos. Diz-se muito que um vendedor de sucesso oferece sempre boas descrições e imagens digitais claras sobre os produtos que está vendendo. Mas isso pode tornar-se um problema, uma vez que o eBay permite a inserção de somente uma imagem por produto gratuitamente - sim, você precisará pagar uma taxa para cada imagem adicional. E agora, como proceder? Bem, uma opção à qual muitos vêm recorrendo é o uso de sites de compartilhamento de imagens, como o PhotoBucket, onde eles poderão publicar imagens adicionais seguindo suas instruções e, posteriormente, listá-las no eBay.

Tomar cuidado quanto às taxas e escolher opções gratuitas para inclusão de mais imagens com certeza não o tornarão rico, mas aumentarão suas chances de ganhar dinheiro no eBay. Sendo assim, é importante que você siga tais orientações. Além disso, claro, você deve usar a internet a seu favor a fim de identificar muitas outras dicas para o seu sucesso no eBay - somente quando sentir que já possui um bom volume de conhecimentos quanto ao assunto você deveria então começar as suas vendas por lá!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Seu negócio em casa com um investimento mínimo


Trabalhar em casa é uma ótima maneira de ganhar uma renda enquanto estando em casa com as crianças e aproveitando a economia do gás, babá, etc. Você pode considerar ter o seu próprio negócio em casa. Um negócio em casa pode ter várias formas. Vamos explorar os diferentes tipos de "home business" e como você pode começar seu negócio em casa com investimento mínimo.

Ideias para um novo negócio


Existem várias maneiras de iniciar um negócio em casa. Você pode vender produtos e manter um estoque disponível em um espaço de sua própria casa. Ou você pode oferecer um serviço que não exige manter estoque de produtos.

Você pode vender produtos informativos online em forma de e-books, por exemplo. Ou, você pode encontrar uma oportunidade de negócio em que uma outra companhia ou indivíduo fornece os produtos em seu lugar - esse tipo de negócio é conhecido como dropshipping.

Investimentos em seu negócio


Não importa que tipo de negócio você está considerando, provavelmente você precisará de um investimento inicial. Se você pretende vender um produto tangível, você terá de investir no estoque, design do site e marketing. Se você oferecer um serviço, você vai precisar de um site ou campanha de marketing local para promover seus serviços. Se você pretende participar de uma oportunidade de negócio em casa, muitas delas requerem um investimento inicial se eles são legítimas.

O valor que você investir deve ser baseado no que você pode pagar e em quanto tempo você sente que vai levar para ter um lucro. Não superestime o potencial de seu negócio. É melhor esperar menos no início, e surpreender-se mais tarde, se o seu negócio exceder suas expectativas. O que pode ter funcionado de forma rápida para outra pessoa pode demorar muito mais para você.

Considere a sua experiência no campo e quanto você entende de marketing e promoção. É possível começar pequeno com este esforço, até você ver um lucro mínimo? Um investimento que não traz lucros é desperdício. Pense nisso antes de dar o salto inicial e começar a empregar seu dinheiro.

Altos e baixos de um negócio online


Se você é um novato na Internet, vai levar tempo para aprender todos os meandros do marketing online. A Internet é um mercado grande e oferece muitas oportunidades para ganhar dinheiro, mas também é um mercado muito competitivo. Cresceu tanto que produtos e serviços populares tornaram-se mais difíceis de promover. Explore nichos de mercado para encontrar produtos populares ou serviços que poucas empresas estão oferecendo. Use os motores de busca para saber quantas empresas estão oferecendo o serviço ou produto. Então, certifique-se de que há uma demanda para o que você pretende oferecer. Uma pequena demanda ainda pode significar milhares de potenciais clientes!

A boa notícia é que você pode começar um negócio online bem mais barato do que um negócio offline. Websites, uma vez concebidos, podem ser hospedados por pequenas parcelas mensais. Você não tem que pagar o aluguel de um edifício ou altas contas de serviços públicos. Você vai evitar custos de paisagismo, manutenção de equipamentos pesados (exceto computador), e às vezes altos valores de impostos locais.

Aprender com os outros


Se você estiver incerto sobre como começar com um negócio em casa online, encontre uma oportunidade de negócio que oferece instruções detalhadas sobre como promover e obter lucros. Muitos encontraram "fórmulas comerciais" que funcionam bem e estão dispostos a partilhar com vocês.

Existem sites que pesquisam negócios online para encontrar oportunidades lucrativas, e geralmente você pode experimentar as suas ofertas por um investimento mínimo. Você pôde surpreender-se como é simples iniciar o seu próprio negócio em casa online - e com pouco dinheiro!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Saiba agora o que você precisa para ter um negócio de sucesso


Você quer ganhar uma renda extra e não deseja fazer isso por meio de "bicos" a terceiros? Talvez, então, começar o seu próprio negócio, algo fácil, que possa fazer a partir de sua própria casa, posa ser a sua solução! A vantagem de tal empreitada é que você pode fazê-la aos poucos, no aconchego do seu lar, em um ritmo ditado por você mesmo: lento e prazeroso como um hobby, trabalhando somente nos fins de semana, ou rápido e intenso como uma grande empreitada, rumo à construção do seu império de sucesso. Quando falamos de negócios em casa, não é o quanto de espaço que o seu negócio ocupa o que realmente importa. Sucesso no "home business" é determinado por suas decisões, tipo de produto ou serviço que você oferece e quão efetiva é a sua estratégia de marketing.

A jornada para o sucesso no mundo dos negócios é cheia de desvios e qualquer descuido pode nos custar muito caro. Um erro na área de contabilidade, uma falha na logística para entregar um produto muito crítico a um de seus clientes e pronto, toda a sua reputação - ou até mesmo seu dinheiro - será jogada pelos ares. Então seja esperto e jamais fique, nem mesmo por um momento, desatento, a fim de que coisas ruins não aconteçam. Alguns podem achar tudo isso exagero, mas prefiro pecar por excesso de segurança a sofrer por excesso de confiança.

Algumas dicas para ter o seu próprio negócio de sucesso

E eu sei que você quer muito ter seu próprio negócio em casa, instalado em seu próprio home office, mas não basta querer, é preciso planejar-se e preparar-se. Avalie toda a situação, pergunte-se quais são as informações-chave necessárias para que seu empreendimento realmente funcione e busque aprender o máximo possível sobre tais informações.

Há muitos livros sobre negócios disponíveis no mercado, muito bons mesmo! Mas tome cuidado, pois com o excesso de títulos à venda, é muito fácil cairmos na tentação de comprarmos mais livros do que realmente precisamos. E se você não tem dinheiro suficiente para comprar um livro, sem problemas, pois a Internet também pode supri-lo com informações interessantes para a condução de seu negócio. Entretanto, claro, não podemos subestimar o poder de um bom livro para que você encontre a direção certas para algumas coisas, então é bom ter um orçamento certo para a compra de livros e escolher bem os títulos a serem comprados.

Vale lembrar também que apesar de termos muitos livros sobre negócios à venda, alguns títulos podem ser mais abrangentes ou mais específicos que outros, então é importante saber quais títulos são necessários para "completar a sua estante", ok? E quando adquirindo conteúdos como vídeo-aulas, seminários e e-books, é bom ter certeza da qualidade dos mesmos, para não acabar adquirindo um material que cobre o assunto de seu interesse de forma superficial demais, sem agregar valor algum ao que você já conhecia.

Eagora vamos falar sobre estratégias de marketing, onde podemos incluir o uso de amostras grátis ou de descontos. Um psicólogo poderia explicar isso muito melhor que eu, mas enfim, o que importa é que qualquer um sente-se muito mais atraído por um produto ou serviço (que já seja de seu interesse!) quando lhe oferecemos uma amostra grátis ou quando o preço se apresenta de forma irresistivelmente mais baixa. Afinal de contas, com um preço menor as pessoas sentem que não estão arriscando tanto dinheiro quando decidem experimentar um novo produto, não é mesmo?

E aqui entra uma das estratégias de Marketing mais eficientes e empregadas hoje em dia: o sentido de escassez. Cria-se um sentido de escassez quando oferecemos um determinado produto ou serviço por um preço muito mais atraente a um grupo pequeno de pessoas (50 pessoas, por exemplo), ou por um prazo curto (algo como "somente nos próximos três dias!"). Se essa estratégia é empregada corretamente - deve-se tomar cuidado para não a utilizar de forma enganosa, o que leva à perda de credibilidade - pode tornar-se numa grande fonte de novos clientes.

domingo, 15 de janeiro de 2012

O que vem a ser empreendedorismo?


Algumas pessoas estão sempre inventando, procurando criar algo novo, diferente - essas pessoas possuem um espírito inovador e são capazes de assumir os riscos de seus atos. A tais pessoas chamamos empreendedoras e são elas as responsáveis por muitas das mudanças ocorridas em nosso mundo. Mas cá entre nós: você sabe realmente o que significa empreendedorismo?

Empreendedorismo não é algo concreto, que possamos ver para entender - trata-se de um conceito, do processo de inovar algo, assumindo-se os riscos bem como as recompensas que possam surgir. Essa talvez seja a melhor definição que podemos dar para empreendedorismo.

É visível que não podemos falar sobre empreendedorismo, então, sem mencionar as palavras inovação, risco e recompensa, a base para aquilo que é a vida de um empreendedor. Mas claro, não estamos falando sobre riscos assumidos de forma desmedida e sim de riscos calculados, em situações em que o empreendedor avaliou as recompensas como tendo um peso maior do que os riscos a fim de tomar uma decisão.