segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Fluxo de caixa x Ganho de capital

Estava (re)lendo alguns resumos de textos sobre gestão financeira e ganhar dinheiro online e lembrei-me de uma observação que Robert Kiyosaki faz em seu livro Pai Rico Pai Pobre a respeito de fluxo de caixa e ganho de capital - e por que você deveria optar pelo primeiro, em vez de o segundo.

Kiyosaki refere-se tanto a fluxo de caixa quanto a ganho de capital como sendo formas de rendimento, com uma pequena diferença, enquanto o primeiro trata-se de ganhos recorrentes (semanal, mensalmente ou anualmente) o segundo trata-se de ganhos recebidos uma única vez. E um mesmo ativo, muitas vezes, tanto pode gerar fluxo de caixa quanto ganho de capital: uma casa, por exemplo, pode ser alugada (gerando fluxo de caixa mensalmente) ou vendida (gerando um ganho de capital no ato da venda).

Outro exemplo é o caso das ações: você pode comprar uma ação pensando em lucrar com os dividendos dela (fluxo de caixa) ou por meio da venda dela (ganho de capital). Bem, acho que você já entendeu não é?

Assim, quando se constrói ou adquire um ativo, deve-se levar em consideração se o objetivo é gerar fluxo de caixa ou ganho de capital. É claro que a ideia de ganhar dinheiro de forma recorrente é sempre a melhor no longo prazo, mas às vezes o que nós precisamos é "gerar caixa" rapidamente para aplicar em uma oportunidade de negócio, caso em que planejar um ganho de capital pode ser mais interessante.

Ao longo de sua vida, é importante que construa muitos ativos geradores de fluxo de caixa a fim de alcançar sua independência financeira, mas é necessário ter paciência, pois não é "da noite para o dia" que você conseguir criar todo o seu império!

Nenhum comentário:

Postar um comentário