quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Onde investir quando não se tem dinheiro para investir?

Quem nunca se percebeu diante dessa pergunta? Se você procurar qualquer blog sobre investimentos, economia e bolsa de valores, você sempre encontrará um artigo mostrando-lhe como é fácil ganhar dinheiro investindo em CDB, título público, fundos de investimento ou em ações. Para isso, você "só" precisa ter algumas centenas de milhares de reais em sua conta corrente e aplicar tudo em duas ou três boas opções!

Eu não sei quanto a você, mas eu não tenho centenas de milhares de reais em minha conta hoje para realizar tal aplicação, daí vem-me essa pergunta: será que eu não posso investir só por que não tenho tanto dinheiro quanto os "gurus" recomendam? É claro que não, é claro que eu posso investir em algo, mesmo assim!

Você precisa, entretanto, conhecer as alternativas disponíveis e escolher aquelas mais interessantes. Quem possui amplos conhecimentos no mercado acionário e está disposto a arriscar-se, por exemplo, pode conseguir um bom empréstimo, aplicar tudo e rezar para sair ganhando. Esse não é bem meu perfil, não gosto de me arriscar tanto assim!

No meu caso, há dois tipos de investimentos que prezo sempre: investimentos em mim mesmo (isto é, desenvolvendo meus conhecimentos, habilidades e competências) e investimentos em pequenos negócios online, que podem requerer tanto tempo, conhecimento e dinheiro, porém em uma quantidade menor do que quando se está lidando com o mercado financeiro.

Se você possui alguma competência específica requerida por outras pessoas ou empresas, por exemplo conhecimentos em marketing e publicidade, você pode investir em si mesmo para ser um excelente profissional nessa área e oferecer seus serviços. Desta forma, em vez de precisar de centenas de milhares de reais, o que você precisa é de capital e tempo para aprimorar suas habilidades e, então, correr atrás das oportunidades.

Infelizmente não são muitas as pessoas que gostam dessa opção. É engraçado que todos dizem querer ganhar dinheiro, mas poucos querem realmente investir em si mesmo de forma séria - muito menos ainda procurar oportunidades de trabalho. Entretanto, aqueles que aceitam o desafio e se sentem motivados provavelmente conseguirão ótimos resultados!

E para você, amigo leitor: onde investir quando não se tem dinheiro para investir? Quais são as suas opções?

Nenhum comentário:

Postar um comentário