quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Que tipo de franquia é mais rentável?

Se você pretende ter seu próprio negócio e não quer construí-lo completamente "do zero", buscando o apoio de uma marca forte e já consolidada no mercado, então é bem provável que sua melhor opção seja aderir a alguma franquia. Uma franquia é um modelo de negócio em que o proprietário original do mesmo dá-lhe direitos de uso de sua marca, logotipo e processos no desenvolvimento de seu próprio negócio. Assim sendo, quando você adquire uma boa franquia, você adquire um modelo de negócio bem detalhado para facilitar sua inserção naquele mercado.

Muitos empreendedores começam dessa forma, aproveitando-se assim daquele conhecimento já acumulado naquele mercado, em vez de começar tudo do zero, mas há diversos tipos de franquia, algumas mais rentáveis, outras nem tanto. E aí, como saber que tipo de franquia é mais rentável?

Bem, o primeiro passo é analisar o mercado de consumidores e suas tendências. Isto é, aquela franquia lida com um ramo industrial ou comercial bastante requisitado pelos consumidores? É perceptível que tal nicho continuará em desenvolvimento nos próximos anos? Não adianta tentar "remar contra a maré", por mais que você se interesse por um nicho, se o mesmo aparenta estar em decadência quanto ao mercado consumidor, é bem provável que você estará perdendo dinheiro nos próximos anos (ou pelo menos ganhando bem menos do que esperava).

E quanto ao tipo de necessidade que ele atende? Franquias que atendem a necessidades básicas como alimentação e roupas tendem a ter uma solidez maior em seu desenvolvimento em relação a outros como aparelhos eletrônicos. Sim, todos nós estamos comprando gadgets, mas mudanças no mercado tecnológico podem afetar as vendas de certos dispositivos, enquanto que a indústria dos alimentos, por exemplo, não sofre mudanças tão drásticas.

E aqui vai uma "faca de dois gumes": o nível de inovação do negócio. Sabemos que a inovação é o combustível e alavanca para o desenvolvimento de pequenos negócios, mas ao mesmo tempo representa um grande risco. Uma inovação que não seja muito bem vista pode repelir todos os potenciais consumidores, fazendo o empreendedor perder todo o dinheiro ali investido. Assim sendo, quando se adquire uma franquia, é importante refletir seriamente sobre o nível de inovação presente no mesmo, pois apesar de ser importante para o desenvolvimento do mesmo, pode também representar um grande risco.

Além disso, claro, você precisa verificar se a franqueadora oferece um plano de negócios bem detalhado sobre o mesmo, se as projeções e estatísticas sobre o crescimento do negócio oferecidas pela mesma são realistas e positivas, e se haverá uma grande competição em sua área de atuação. Quanto mais fatores você analisar a fim de determinar se uma dada franquia será rentável, melhor. E não precisa ter pressa nessa avaliação: lembre-se que, iniciado tal negócio, você provavelmente terá que lidar com ele por muito tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário