sábado, 21 de agosto de 2010

Comentando a respeito de previdência privada…

Quanto ao tema, espantei-me ao perceber que até o momento não redigi nada a respeito da previdência privada - eu acreditava que já o fizera! Sendo assim não vamos mais atrasar e comentar sobre o tema com a profundidade esperada, ok?

Sendo direto, correto, vale a pena, mas varia de acordo com como deseja considerar a previdência privada e de qual tipo de previdência privada adota, bem como talvez já tenha descoberto, há basicamente dois tipos: PGBL ( utilizada por aqueles que são tributados na fonte, como é o caso de quem se encontra no regime de trabalho CLT e pode deduzir do IRPF) e a VGBL (também é empregada pelo grupo 1 e trata-se da preferida de quem é autônomo, não é tributado ou faz a declaração simplificada).

PGBL? VGBL? O que representa isso?

Eu, por acaso, não estou hoje no regime de trabalho CLT, o que já não me permite ter um PGBL ( Plano Gerador de Benefício Livre). Até uns meses atrás não possuía nenhuma previdência privada, porém decidi que já deveria preparar uma aplicação de dinheiro de longo termo (perceba que não disse aposentadoria), levando-me a escolher por um VGBL ( Vida Gerador de Benefício Livre).

O VGBL não oferece a redução do Irpf, mas se eu for resgatar serei tributado apenas a respeito de a rentabilização, e em se tratando do PGBL há a oportunidade de deduzir do imposto de renda de pessoa física, entretanto quando ocorrer o resgate ocorrerá incidência de Imposto de renda a respeito de todo o dinheiro acumulado, não apenas sobre os ganhos. Qual é o melhor jeito de criar sua previdência? Depende do tempo que permanecerá o investimento, tão bem quanto do objetivo.

Saiba mais em: Previdência Privada

Nenhum comentário:

Postar um comentário