quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Análise de riscos x Oportunidades de lucros - como ganhar dinheiro investindo sem se arriscar muito?

Eis aqui o dilema máximo que há na área de investimentos: determinar o nível exato de riscos que pode correr de forma a ganhar o máximo possível mas arriscando o mínimo possível de seu capital.

Como todos nós já sabemos, ganhar dinheiro investindo consiste basicamente da análise de três fatores:
  • Quantidade de capital que pode ser aplicado;
  • Tempo que pode manter o capital aplicado;
  • Nível de risco aceitável para buscar uma maior rentabilidade.
Hoje, nos concentraremos em discutir este último fator, o nível de risco.

Quem já aplicou dinheiro em diversos tipos de investimentos, já deve ter percebido quão significativa pode ser a influência do risco na determinação da rentabilização do capital.

Quem acompanhou a bolsa de valores e viu a imensa valorização que a maior parte dos papéis de empresas bem conhecidas teve de janeiro de 2009 a agosto do mesmo ano, sabe que aquele era o momento certo para ganhar muito dinheiro. Quem decidiu, após isso, aplicar em papéis das mesmas empresas, pode não ter conseguido lucro algum ou mesmo ter realizado perdas.

Se por outro lado você observar o retorno da caderneta de poupança, perceberá que em determinados meses do início de 2009 houve melhor retorno do que nos meses subsequentes, mas que a variação não era demasiadamente grande - o retorno mensal da poupança gira entre 0.5 e 0.6%.

Por que essa diferença toda?

Trata-de do nível de risco ao qual você se expõe e tolera. Quanto maior o risco, maior a possibilidade de ganho, mas também maior a possibilidade de perdas.

Cadernetas de poupança, certificados de depósito bancário e títulos de tesouro direto, por serem investimentos de renda fixa com baixíssimo risco para o investidor, acabam por ser também o tipo de investimento que menor lucro pode trazer-lhe. Já determinados tipos de fundos de investimento bem como determinadas ações podem oscilar bastante quanto ao retorno financeiro.

É importante, assim sendo, que o investidor faça uma análise a respeito de qual o seu perfil de investidor para determinar se estes ou aqueles riscos não prejudicarão seus planos quanto ao uso daquele dinheiro aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário