Empresas como a Coca-Cola possuem orçamentos grandes suficientes para divulgação de suas marcas na TV, rádios e jornais, mas quem não possui tais orçamentos também pode tirar proveito do marketing, utilizando-se para isso de canais virtuais que, geralmente, permitem uma melhor análise do custo-benefício.
A depender de seus objetivos, o Twitter pode servir-lhe de diversas formas, uma vez que se trata de uma das maiores redes sociais atualmente. Você pode, por exemplo, promover seus tweets ou certas hashtags a fim de publicizar à sua audiência sua marca e produtos. Aí, a depender de qual seja o seu objetivo, você poderá mensurar o grau de sucesso de cada campanha - sucesso esse mensurado por meio do número de clicks em um link, número de novos seguidores ou de retweets em uma mensagem de seu interesse.
Você também pode se utilizar de redes sociais como o Twitter para gerar atenção em torno de sua marca por meio de comunidades de seguidores - muito mais comuns no Facebook, mas também é possível no Twitter! O processo de construir comunidades fortes em torno de produtos e serviços não acontece da noite para o dia - principalmente porque muitas pessoas possuem certa "aversão" a qualquer coisa que pareça ter algum cunho comercial. Nesse sentido, podem-se empregar algumas ferramentas disponíveis para identificar influenciadores e outras pessoas interessadas em um dado nicho, mas experimente primeiro versões gratuitas das mesmas e descubra como encaixá-las em sua estratégia antes de pagar por elas.
Outra forma de tirar proveito é por meio da possibilidade de monitorar o que se está discutindo por lá. Você pode gerenciar desde menções à sua marca a palavras-chave que indiquem possível interesse ou necessidade de uma pessoa de adquirir um produto ou serviço concorrente - onde então você poderia intervir e apresentar as vantagens da solução que você oferece.
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