Investir pode ser algo seguro, mas também pode ser algo perigoso: há inúmeras opções de investimentos, desde opções em renda fixa, com um rendimento baixo, porém riscos bastante inferiores, a opções em renda variável, onde podemos ter grandes ganhos, mas também grandes prejuízos. Alguns consideram investimentos como sendo algo quase esotérico, mas a verdade é que é muito difícil identificar qual a opção certa para investir e até quando pelo fato de que os investimentos financeiros são influenciados por inúmeras variáveis. Até mesmo a caderneta de poupança, por muito tempo "porto seguro" dos investidores, agora ameaça render até mesmo abaixo da inflação, o que pode levar o pequeno investidor a descobrir, após um ano, que seu dinheiro não rendeu mais que a inflação, em outras palavras, ele perdeu poder aquisitivo em vez de ganhar mais.
Como deve então proceder o jovem investidor, afoito e interessado em participar dessa nova onda que está sendo o mundo dos investimentos financeiros? Bem, antes de mais nada, é importante que o jovem investidor lembre-se que nada deve ser feito sem muito planejamento e bons conhecimentos naquilo que se está fazendo. Muitos começam a investir em ações sem ao menos conhecer o suficiente e o resultado acaba sendo a perda financeira. Busque então aprender mais sobre cada uma das formas de investimentos que lhe interessa antes de dar qualquer passo, pois só assim você estará protegendo seu investimento, seja isso uma forma de carreira ou estilo de vida para você, seja somente um passatempo ou uma forma de proteger o seu dinheiro.
Muitas oportunidades aguardam aqueles que conseguirem coragem e conhecimentos suficientes para adentrarem o universo dos investimentos. Não se deixe intimidar por aquelas imagens de homens de terno e gravata, gritando em pregões, especialistas com MBA em finanças. Qualquer um pode investir, desde que se prepare o suficiente para o tipo de investimento que se deseja fazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário