quarta-feira, 22 de julho de 2015

Gerenciando suas despesas

Dois elementos são vitais e sempre devem ser contabilizados em todo tipo de economia: as receitas e as despesas. As receitas tratam-se de todo tipo de entrada de capital, já as despesas tratam-se da saída de capital. Muitos conhecidos no mundo dos negócios, esses conceitos não são importantes somente para administradores, mas também para famílias ou mesmo pessoas solteiras que moram sozinhas e precisam gerenciar todos os seus gastos.

Temos assim a gestão das despesas dentro das empresas, lares e demais organizações, mesmo aquelas sem fins lucrativos. E talvez você também deseje melhor gerenciar suas despesas no dia-a-dia, mas como proceder com tal fim?

Gerenciando despesas nos negócios

Se você possui um empreendimento, é bem provável que já saiba que "para ganhar dinheiro é preciso gastar dinheiro". Essa frase está quase correta, melhor seria dizermos que "para ganhar dinheiro é preciso saber gastar dinheiro" e aí sim teremos uma melhor noção do que deve ser feito - não basta somente gastar, é preciso saber como gastar a fim de que mais dinheiro seja "gerado".

Muitos vão lhe dizer que enquanto seus gastos forem inferiores às receitas e o capital de giro for suficiente para que não entre no vermelho, tudo estará bem. É uma forma bastante simplista de enxergar-se isso - o ideal não é que os gastos sejam sempre inferiores às receitas, mas que as projeções financeiras indiquem que as decisões quanto aos gastos conduzirão a faturamentos maiores, seja no curto, médio ou longo prazo.

Sendo assim, a elaboração de um fluxo de caixa e, a partir deste, de projeções financeiras para avaliar o potencial de projetos e novas ideias pode ajudar a gerenciar as despesas, levando a empresa a gastar realmente naquilo que é necessário.

E aqui está um ponto importante: muitas empresas elaboram um fluxo de caixa, mas não desenvolvem projeções financeiras a partir deste e muito menos elaboram um plano de custos descrevendo como deveriam gastar seu capital a fim de melhor aproveitar-se de cada oportunidade. Pense nisso.

Gerenciando despesas no lar

E, claro, além de ser útil dentro das empresas, a gestão de despesas dentro do lar pode ser interessante para que os objetivos financeiros da família ou indivíduo se concretizem mais rapidamente.

Algumas pessoas não sabem muito bem como cuidar de seu dinheiro e acabam por gastar tudo o que ganham em um mês naquele mesmo período - o que acontecerá, então, caso surja algum imprevisto? Bem, como não planejaram nenhuma reserva financeira, precisarão recorrer a empréstimos, que mais tarde crescerão (muitas vezes desordenadamente) e culparão terceiros por seus problemas financeiros - problemas que não teriam ocorrido se houvesse um melhor controle das despesas.

Não espere os problemas crescerem e saírem do controle, comece a gerenciar as despesas do lar tão cedo quanto for possível. Reduza o consumo de água e eletricidade (aliás, o planeta também agradece por isso), evite que alimentos sejam desperdiçados e busque sempre produtos mais baratos porém com qualidade equivalente.

Quanto mais você analisar a rotina de sua família é bem provável que encontre muitas formas novas de reduzir seus gastos - e assim você poderá gerenciar suas despesas e alcançar muitos outros benefícios financeiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário